domingo, 13 de dezembro de 2009

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO - JOÃO DIAS-RN


Desde 1843, é celebrada anualmente a Festa de São Sebastião, sem nunca ser adiada ou antecipada. Desde essa data de 10 a 20 de janeiro é celebrada com júbilo a festa maior da religiosidade do povo Joãodiense.

Contam os mais velhos que além de proteger o povo contra as pestes epidêmicas São Sebastião também protegia as cidades, do cangaceiro Lampião, de quem ele era devoto, e por isso não entrava com seu bando nas cidades onde o Santo era o Padroeiro. Há ainda um registro no livro Solos de Avena de Alício Barreto –Escritor Catoleense – que conta causos da presença de Lampião e seu bando na vizinha cidade de Antônio Martins (RN) quando este ia rumando à Mossoró/RN e que só não invadiu a povoação de João Dias, por saber da veneração ao Santo defensor da peste, da fome e da guerra. Prova desse respeito pelo cangaceiro, foi que ele desviou na sua rota as cidades de Caraúbas e Dix-Sept Rosado, ambas no Rio Grande do Norte, cujo padroeiro é São Sebastião.
A capela em taipa, construída em honra a São Sebastião, e cuja veneração continua até nossos dias. Há notícias que parte da primeira capela foi destruída por um vendaval, reconstruída posteriormente por uma promessa feita ao padroeiro São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs